quarta-feira, 8 de maio de 2013

interrelação entre rotas metabólicas

Interrelação entre as rotas metabólicas


Durante o exercício as vias metabólicas de obtenção de energia interagem de forma dinâmica visando a homeostase energética do corpo. Dentro desse processo todas as rotas são acionadas, todavia não na mesma intensidade, isso irá variar de acordo com a duração do exercício e sua intensidade.

As rotas metabólicas são:

  • ATP-CP, via veloz de obtenção de ATP, importante para provas de curta duração e alta intensidade;
  • Ciclo da glicólise, via de velocidade intermediária e média duração, excelente para provas de velocidade resistiva;
  • Beta-oxidação de ácidos graxos, via lenta, importante para exercícios de longa duração e baixa intensidade.


Nos primeiros 20 segundos de exercício a energia obtida pelo sistema ATP-CP é a principal fonte de ATP, quanto menor for a intensidade do exercício menor será a exigência dessa via energética e maior será a utilização do metabolismo de ácidos graxos desde o início do exercício.
Passados os primeiros 20 segundos a rota da glicólise será o principal mecanismo para produção de ATP, enquanto isso o sistema ATP-CP vai caindo de produtividade, dando início a etapa aneróbica lática de produção de energia.
A partir dos 3 minutos é a beta-oxidação de ácidos graxos o principal mecanismo de produção de ATP e obtenção de energia no exercício, em consequência a produção de ATP pela via glicolítica diminui, dando início a fase aeróbica do exercício.
Essas interrelações são ilustradas no esquema abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário