quinta-feira, 28 de março de 2013

Semana 2

Glicólise
Glicose  => PIRUVATO => AcCoA ou Lactato (só Quando o MCT estiver saturado)

Ciclo de Krebs:



A AcCoA reage com o oxaloacetato, formando citrato e desencadeando inúmeras reações, que tem como produtos: 3 NADH, 1 FADH e 1 ATP. Portanto, AcCoA e Oxaloacetato, originários do piruvato, são desencadeadores do ciclo de Krebs.

Cadeia Respiratória:

O NADH e o FADH, produzidos pela glicólise, serão oxidados na cadeia de transporte de elétrons. Essa cadeia, por sua vez, possui 4 complexos (I,II,III e IV). O NADH e o FADH cedem elétrons aos complexos  I e II, respectivamente, e posteriormente estes elétrons são conduzidos aos demais complexos, gerando neste sistema um produto de: 3 ATP's e 2H. Os dois íons de hidrogênio, precisam de O2 para formar agua e não acidificar o meio. Doenças como a isquemia, que resulta na falta de glicose e oxigenação do sangue, podem levar a morte, devido a necessidade de Oxigênio para o corpo.


Lipólise:

Triglicerídios => 3 Ácidos Graxos + Glicerol
Os lipídios são encontrados no tecido sub-cutâneo e nas vísceras abdominais .
Primeiramente o triglicerídio é quebrado em glicerol e ácidos graxos através da ação da enzima LHS (sendo a síntese realizada pela enzima LLS) e liberando AGLs (ácidos graxos livres), que são modificados pela AcCoA para ligarem-se a carnitina que transportará os ácidos graxos para dentro da mitocôndria onde passaram por um processo chamado Beta oxidação.

Beta oxidação:
Consiste na quebra do ácido graxo por oxidação de seu carbono b, sendo repetitivo o processo, sempre liberando a cada etapa: 1 NADH, 1 FADH e 1 AcCoA. Até restarem 4 carbonos na  última etapa, dando origem a 2 AcCoA.


Fadiga do sistema:
A fadiga do sistema é causada pela falta de oxalacetato para reagir com AcCoA para dar origem ao ciclo de krebs, ou seja, o sistema de lipólise é "frenado" pela glicólise, uma vez que o oxalacetato é originado do piruvato.

Proteinólise:

A proteína é quebrada em alanina, vai para o fígado, através da corrente sanguínea, onde será de desaminada (Alanina => NH2 + Piruvato), onde é revertida em glicose, podendo ser levada ao músculo e ser convertida em alanina novamente.

Síntese Proteica
DNA => Genes => sequência capaz de sintetizar uma proteína.
no nosso DNA, 3% é gene e 97% não é.

A síntese ocorre no núcleo da célula, com a sintetização de um RNA mensageiro, que irá para o citoplasma, onde o RNA transportador
leva os aminoácidos para se ligar aos códons (sequência de 3 bases). Após o processo o RNA se quebra deixando a seuqência de aminoácidos (proteína).



Nenhum comentário:

Postar um comentário